Sobre o Observatório


Instituições Participantes:

Universidade Federal do Paraná
Setor de Educação:

• Linha de Pesquisa em Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
• Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR
• Programa de Pós-Graduação em Educação da UTP

Objetivos Propostos:

Geral:

• Consolidação de um núcleo de pesquisa em educação superior, articulado ao Núcleo de Políticas, Gestão e Financiamento da Educação (NuPE), da UFPR, e com ênfase nas questões da formação do professor e demais profissionais da Educação.

Específicos:

•Formação de novos quadros de pesquisadores no campo das políticas de Educação Superior;

•Formação de especialistas em políticas de formação do professor no Estado do Paraná;

•Construção de um banco de dados resultante da análise estatística dos dados dos censos da Educação Superior disponibilizados pelo INEP;

•Produção e divulgação de análises sobre as políticas de educação superior em especial as relacionadas à formação inicial e continuada do professor, de sorte a subsidiar a construção do campo e da crítica da avaliação da educação superior no Estado do Paraná;

•Disponibilização dos conhecimentos adquiridos aos gestores universitários, aos administradores de sistemas de ensino, pesquisadores e comunidade em geral;

•Desenvolvimento desta ampla pesquisa no Estado do Paraná sobre as relações entre políticas de formação do professor e qualidade da educação básica, a qual servirá de âncora para todos os projetos de pesquisa individuais dos alunos de pós-graduação da linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação na sua vertente de estudos sobre as questões da Educação Superior.

Resultados institucionais esperados:

•Desenvolver teórica e praticamente núcleos temáticos que envolvam as questões da Educação Superior, produzindo conhecimentos e experiências que alimentem a consolidação de instituições democráticas, com forte sentido público, justiça social e pertinência.

•Desenvolver teórica e praticamente a área de avaliação visando à superação, de problemas e insuficiências na formação de professores e pesquisadores na organização e desenvolvimento institucionais e inter-institucionais, com vistas ao desenvolvimento adequado dos processos de avaliação institucional.

•Aprofundar o auto-conhecimento das instituições sobre os processos de formação de professores e dos sistemas educacionais e de pesquisa, levando em conta não somente as regulações oficiais, mas sobretudo a identidade das instituições e a construção efetiva de sua missão como fatores de transformação.

•Constituir um acervo de informações e análises sobre a avaliação institucional da educação superior brasileira no Paraná, em especial sobre a formação do professor efetuando a crítica das propostas em desenvolvimento estudadas e das relações existentes entre elas.

As fontes e bases de dados a serem utilizadas:

A equipe de pesquisadores tem desenvolvido pesquisas utilizando bancos de dados do INEP (ZAINKO et al, 2006; Micheloto et al, 2006) Participando do Universitas (grupo de estudos e pesquisas da Educação Superior) participaram da análise do Censo da Educação Superior 2004 dos Estados do Paraná e Tocantins. O presente projeto, pela sua amplitude e pelos seus objetivos, os pesquisadores utilizarão de maneira sistemática e articulada aos bancos de dados do INEP:

SINAES: caracterização das IES por meio de seus relatórios de auto-avaliação

ENADE: dados de desempenho e caracterização de alunos;

Censo da Educação Superior: caracterização de alunos, professores e instituições de ensino;

Projetos pedagógicos dos Cursos de Licenciaturas.

Relatórios de auto-avaliação das IES

As estratégias de disseminação dos resultados das pesquisas para públicos externos à comunidade acadêmica:

• Realização de um seminário estadual, ao final de todo o projeto, para a divulgação dos resultados da pesquisa;

• Produção de um livro e de vários artigos a serem publicados em periódicos nacionais e internacionais com os resultados da pesquisa;

• Apresentação dos resultados da pesquisa em congressos e demais eventos, por parte dos docentes, pesquisadores e alunos envolvidos no projeto;

• Produção de uma página na Internet, vinculada à página da Linha de pesquisa e ao Núcleo de Políticas, Gestão e Financiamento da Educação (NuPE), com os resultados da pesquisa;

Outros projetos a que se vinculam ou vincularão os núcleos do Observatório da Educação Superior:

Há dois projetos de pesquisa em andamento na linha de pesquisa com os quais este projeto estará permanentemente em diálogo em compartilhamento de dados e análises.

A pesquisa Avaliação Institucional no Paraná: Construindo o campo e a crítica,coordenada pela Professora Maria Amélia Sabbag Zainko e o projeto Expansão da educação superior pública no governo Lula: O caso da Universidade Federal do Paraná, coordenado pela Professora Regina Maria Michelotto.

Além destes estarão subsidiando as análises do núcleo os projetos desenvolvidos pelos alunos do Mestrado e do Doutorado orientados pelas professoras. Na construção de interfaces em muito contribuirão os estudos da Professora Ana Maria Eyng e demais professores que estudam a temática na PUCPR, bem como os estudos realizados pelos alunos do Mestrado da Universidade Tuiutí do Paraná. Como perspectiva de integração da linha de pesquisa as propostas de discussões e análises estarão sempre buscando a articulação entre as vertentes das políticas de educação básica e as políticas de educação superior. Neste sentido as ações serão sempre vinculadas ao que acontece no NuPE, núcleo de estudos e pesquisas da educação básica.