Políticas de Formação do Professor e Qualidade da Educação Básica: o projeto pedagógico das licenciaturas, os condicionantes da qualidade, o perfil dos professores e o desempenho dos estudantes no Estado do Paraná
O Observatório da Educação Superior da UFPR está vinculado à linha de Pesquisa em Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), configurando-se como um grupo de pesquisa interinstitucional por meio da participação do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR e da UTP. A área temática pesquisada refere-se às Políticas de Formação do Professor e Qualidade da Educação Básica, contemplando o estudo do projeto pedagógico das licenciaturas, os condicionantes da qualidade, o perfil dos professores e o desempenho dos estudantes no Estado do Paraná. Para tanto, o Observatório congrega em sua equipe: Professores de Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE UFPR, PUCPR e UTP) com pesquisa na área de Políticas e Gestão da Educação Superior; alunos de mestrado e doutorado de Programas de Pós-Graduação em Educação; alunos de Graduação do Curso de Licenciatura em Pedagogia (UFPR e PUCPR); alunos de Graduação em Estatística; professores orientadores dos bolsistas dos cursos de Graduação Especificados; pesquisadores convidados; entre outros. Dentre outras fontes de pesquisa, destacam-se: Bases de Dados do INEP; SINAES: caracterização das IES por meio de seus relatórios de auto-avaliação; ENADE: dados de desempenho e caracterização de alunos; Censo da Educação Superior: caracterização de alunos, professores e instituições de ensino; Projetos pedagógicos dos Cursos de Licenciaturas; Relatórios de auto-avaliação das IES.